Google

segunda-feira, 30 de setembro de 2013

Alimentação está entre os grandes aliados da prevenção do câncer

Estudo da Universidade de Harvard sugere que o uso de multivitamínico reduz em 8% o risco da doença - cujo Dia Nacional de Combate ocorre no dia 27 de Novembro. Em 2030, a enfermidade afetará 75 milhões de pessoas no mundo
A adoção de uma dieta balanceada se mostra cada vez mais importante como uma das formas de prevenção do câncer. No Brasil, os hábitos alimentares estão entre as seis principais causas da mortalidade pela doença. A Organização Mundial da Saúde (OMS) acredita que, em 2030, haverá 75 milhões de portadores da doença, com 27 milhões de novos casos e 17 milhões de mortes ligadas à enfermidade, anualmente. No Brasil, as estimativas do Instituto Nacional de Câncer (INCA) indicam 518,5 mil casos novos da doença em 2012.
Um estilo de vida mais saudável pode contribuir para diminuir esses números e auxiliar como fator de proteção. De acordo com o INCA, o perfil de consumo de alimentos que contêm fatores de proteção está abaixo do recomendado no país. As vitaminas, fibras e outros nutrientes dos alimentos ajudam as defesas naturais do corpo a combater agentes cancerígenos que poderiam causar danos às células do organismo.
Segundo o Estudo de Saúde dos Médicos (Physicians’ Health Study II), feito por pesquisadores da Faculdade de Medicina de Harvard, o consumo diário de multivitamínicos reduz em 8% o risco de desenvolvimento de câncer na população avaliada. Como medida preventiva, até o momento não há mais nada que reduza os riscos de câncer em 10%, além de parar de fumar.
A pesquisa acompanhou 14.641 médicos norte-americanos do sexo masculino, com 50 anos de idade ou mais. O multivitamínico utilizado foi o Centrum Silver, produto que era comercializado nos Estados Unidos no início do estudo. Durante todo o período da pesquisa, a Pfizer Consumer Healthcare (PCH) disponibilizou o produto para a instituição.
Embora o câncer da próstata seja o de maior incidência entre os homens, o estudo não identificou benefícios específicos na ocorrência desse tipo de câncer. No entanto, quando os pesquisadores avaliaram o efeito do multivitamínico sobre outros cânceres, excluindo o de próstata, foi verificada uma redução estatisticamente significativa de aproximadamente 12% na ocorrência da doença.
“A carência de nutrientes é deletéria para o organismo humano. A reposição de micronutrientes pode ser benéfica na prevenção de neoplasias, conforme estudos epidemiológicos recentes. Considerando-se o estresse dos dias atuais e a nutrição desequilibrada cotidiana, o uso de vitaminas e minerais auxilia para que haja um melhor equilíbrio nutrológico e consequente prevenção de doenças crônico-degenerativas”, avalia Durval Ribas Filho, médico nutrólogo e presidente da Associação Brasileira de Nutrologia (ABRAN).
Entre os hábitos saudáveis estão parar de fumar, evitar ou limitar a ingestão de bebida alcoólica, praticar exercícios físicos regularmente, usar protetor solar, fazer a higiene bucal diária e realizar exames preventivos periódicos.
Centrum, completo de A a Zinco
Centrum é um suplemento vitamínico e mineral completo de A a Zinco. Por ser um produto de venda livre, ele não necessita de receita médica para ser adquirido. Os multivitamínicos vendidos sem receita são formulados para complementar a alimentação e suprir o organismo dos nutrientes necessários, além de trazerem recomendações de dose diárias dentro das faixas de segurança estabelecidas para vitaminas e minerais.
Centrum possui todas as vitaminas e minerais que o organismo necessita diariamente, e uma formulação específica para atender as necessidades nutricionais do brasileiro. Nem todos os suplementos que estão no mercado possuem todos os nutrientes essenciais, por isso, recomenda-se o consumo de um comprimido uma vez ao dia, junto com as refeições, por tempo indeterminado, porém sem exceder a dose diária. Ao contrário do que muitas pessoas acreditam, as vitaminas e minerais presentes em sua fórmula não têm calorias e por isso não engordam. Além de não incentivar o aumento de peso, Centrum não aumenta o apetite, suprindo as deficiências nutricionais e gerando mais disposição para as atividades no dia a dia. O suplemento vitamínico não contém açúcar e pode ser consumido por diabéticos normalmente, mas como para todo paciente portador de doença crônica, recomenda-se que consulte seu médico antes de tomar um suplemento.
O multivitamínico não contém glúten e nem lactose, e pode ser utilizado com segurança por pessoas celíacas ou intolerantes à lactose, que pretendam tomar vitaminas e minerais. Sua fórmula vitamínica complementa a alimentação, mas não tem fibras e nem as calorias necessárias ao organismo, por isso, não é recomendado substituir refeições com Centrum. Sua proposta é a de ser aliado de uma alimentação equilibrada, entregando diariamente os micronutrientes que a alimentação não consegue suprir.

Nenhum comentário:

Postar um comentário