Google

quarta-feira, 16 de setembro de 2015

GUIA DEFINITIVO DA TOXINA BOTULÍNICA


Saiba tudo sobre o procedimento estético mais procurado do mundo

O tratamento com BOTOX® – a toxina botulínica A –, existente há décadas, ganha cada vez mais adeptos. De acordo com o levantamento da ISAPS, Sociedade Internacional de Cirurgia Plástica Estética, mais de 355 mil brasileiros buscaram o procedimento em 2014. O número garante a permanência do produto no topo da lista dos tratamentos estéticos não cirúrgicos favoritos no país.

E não só no Brasil: a pesquisa também revela que a intervenção é a favorita de mais de 5 milhões de pacientes em todo o mundo. O produto ainda apresenta grande versatilidade, tendo diversas indicações para uso terapêutico, no tratamento de doenças que variam desde hiperatividade da bexiga até espasticidade, a principal sequela dos acidentes vasculares cerebrais.

Por ter se tornado referência, é comum que logo seja feita a conexão entre qualquer tratamento facial e o uso do BOTOX®. Para não ficar por fora e gabaritar nos conhecimentos sobre o procedimento, confira no GUIA DEFINITIVO DA TOXINA BOTULÍNICA tudo sobre o tratamento e tire as dúvidas mais comuns com a dermatologista Roseli Andrade, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia.

É BOTOX® OU NÃO É?
Basta alguma celebridade ser fotografada com uma aparência diferente que já surgem as suspeitas. “Popular entre os que buscam ficar em dia com o espelho, o uso estético da toxina botulínica é muitas vezes confundido com outras técnicas. Mesmo com fãs em todos os lugares do mundo, as indicações e a ação do produto ainda causam muita confusão”, afirma a dermatologista Roseli Andrade. A toxina botulínica promove o rejuvenescimento do rosto agindo exclusivamente nos músculos faciais,  por isso o tratamento estético com BOTOX® é indicado somente para o tratamento das marcas causadas pela ação da musculatura facial, chamadas de rugas dinâmicas.

E A FAMOSA FRASE “FAZER BOTOX”?
Esse é outro engano frequente. BOTOX® é a marca do laboratório Allergan e, por ser classificado como um produto biológico – característica que o faz único e exclusivo – não pode ser comparado com outras marcas de toxina disponíveis no mercado. Cada toxina disponível no mercado apresenta um processo único de manufatura, método de determinação da atividade biológica e formulação, o que impactará no perfil de eficácia e segurança do produto final. Por isso BOTOX® (toxina botulínica tipo A) trata-se de um produto específico e não uma referência genérica. É sempre importante se certificar de qual produto está sendo utilizado para o tratamento, já que existem outras marcas e produtos que prometem o mesmo resultado.

CERTO OU ERRADO?
Dá para preencher os lábios com BOTOX®? E tratar o cabelo? Consigo o mesmo resultado com cremes? A dermatologista explica que a aplicação da toxina botulínica é sempre muscular. Apenas esse fato já eliminaria muitas dúvidas e equívocos sobre o produto. Confira abaixo a explicação para esses mitos assim como indicações corretas da toxina.


CERTO
ERRADO
Opção a tratamentos cirúrgicos
BOTOX® pode postergar a necessidade de uma intervenção cirúrgica, pois, além de atenuar as rugas de expressão, pode prevenir o surgimento de novas rugas pela reeducação da mímica facial. Esse tratamento também pode ser uma opção para pacientes com receio de procedimentos mais invasivos ou mesmo para pacientes que buscam resultados eficazes sem períodos de recuperação.
Preenchimento de lábios
O tratamento indicado é o preenchimento à base de ácido hialurônico. BOTOX® não tem a função de aumentar o volume, e sim de promover o relaxamento da musculatura onde é injetado.
BOTOX® pode ser indicado para o tratamento das rugas em torno dos lábios, aquelas que aparecem quando fazemos “biquinho”. No entanto o tratamento com BOTOX® atenuará somente as rugas labiais, não conferirá volume aos lábios.
Hiperidrose
BOTOX® atua no controle do suor excessivo das mãos e das axilas. Neste caso, diferentemente do tratamento das rugas, a toxina botulínica A deve ser aplicada bem superficialmente, para atuar na inervação das glândulas sudoríparas. Na região da axila, o tratamento é praticamente indolor, podendo requerer somente um anestésico tópico local. No caso das mãos, são usadas técnicas anestésicas e analgésicas que tornam o procedimento bem tolerável.
Tratamento capilar
BOTOX® não é aprovado para recuperar agressões nos fios e no couro cabeludo.
O BOTOX® é injetado diretamente nos músculos, para promover o relaxamento das fibras musculares, minimizando as contrações involuntárias e/ou rigidez excessiva, nada tendo a ver com tratamento capilar. Produtos de uso tópico e a toxina botulínica A atuam de forma totalmente diferente. Na verdade, nenhum produto tópico é capaz de produzir efeitos similares aos obtidos com a aplicação da toxina botulínica A.
Linhas de expressão, pés de galinha, pescoço e rugas em torno dos lábios
BOTOX® suaviza e promove o relaxamento do músculo que provoca as rugas, amenizando a aparência cansada e envelhecida.

BOTOX® em creme
Atualmente, não existe nenhum creme no mercado capaz de promover o relaxamento muscular. Além disso, os cremes (cosméticos) agem superficialmente na pele, melhorando a hidratação e atenuando as rugas mais finas.
Já a toxina botulínica A atua diretamente no músculo responsável pela formação das rugas de expressão. Os cremes, portanto, atuam de forma diferente e não são capazes de produzir resultados comparáveis aos promovidos pela toxina botulínica A.


BOTOX® ALÉM DAS RUGAS
Além do bom desempenho nos tratamentos de beleza e rejuvenescimento facial, BOTOX® também é um forte aliado no tratamento de várias doenças e na melhoria da qualidade de vida dos pacientes. Veja quais são as indicações terapêuticas da toxina botulínica A:

Enxaqueca crônica: diagnosticada em pessoas com crise de dor de cabeça por 15 dias ou mais durante o mês, com duração de mais de quatro horas, por mais de três meses. O medicamento bloqueia a liberação de neurotransmissores associados com a origem da dor, inibindo os sintomas dolorosos.

Bexiga hiperativa: disfunção que proporciona contração excessiva da bexiga, provocando o aumento da frequência de idas ao banheiro de forma urgente. Injetada diretamente na bexiga em um procedimento não cirúrgico, a toxina botulínica A inibe as contrações involuntárias do órgão e promove a continência urinária.

Espasticidade: comum em pacientes que sofreram AVC – acidente vascular cerebral –, traumatismo craniano e lesões medulares, e em portadores de esclerose múltipla e paralisia cerebral. Os músculos que apresentam espasticidade são mais rígidos do que os músculos normais. O tratamento proporciona relaxamento do músculo atingido, devolvendo temporariamente a mobilidade e a possibilidade de realizar fisioterapia.

Distonia: doença neurológica caracterizada por contrações musculares involuntárias, parecidas com um torcicolo constante. Os espasmos gerados pela doença podem afetar uma única parte do corpo, como os olhos, o pescoço, os braços ou as pernas, duas partes vizinhas, como o pescoço e um braço, um lado inteiro do corpo ou praticamente o corpo todo. Além de diminuir as dores causadas pela doença, o tratamento com a toxina botulínica A melhora a postura do segmento afetado, reduz a intensidade e a frequência da dor no pescoço, no caso da distonia cervical, o que possibilita ao paciente realizar atividades diárias.

Estrabismo: mais comum entre as crianças, mas possível em adultos, o desalinhamento dos olhos apontando em diferentes direções pode ser tratado com aplicações da toxina botulínica A. O tratamento reduz os espasmos e relaxa os músculos, o que ajuda a alinhar os olhos dos pacientes.

Blefaroespasmo: caracterizado pelo fechamento repetitivo e involuntário da pálpebra, a doença é provocada por contrações dos músculos dos olhos, fazendo com o paciente pisque o tempo todo. O excesso de movimento pode impedir a leitura e a realização de atividades simples, como dirigir ou usar o computador. A aplicação da toxina botulínica A age no relaxamento da região, interrompendo os movimentos involuntários e normalizando as funções de abrir e fechar os olhos.

Espasmo hemifacial: distúrbio involuntário do movimento da face, às vezes confundido com tique nervoso, gera a contração excessiva de um lado do rosto. A aplicação da toxina botulínica A proporciona o relaxamento das fibras, normalizando o movimento da região.

Hiperidrose: caracterizada pela produção excessiva do suor, podendo aparecer de forma generalizada ou concentrada nos pés, mãos e axilas. Quando a toxina botulínica A é injetada na região, impede a liberação temporária da substância acetilcolina, o que diminui a sudorese.


PERGUNTAS RÁPIDAS
A dermatologista Roseli Andrade responde às perguntas mais frequentes quando o assunto é tratamento com toxina botulínica A.
ü  O que é a toxina botulínica A?
A toxina botulínica A é um complexo neuroproteico produzido por uma bactéria (clostridium botulinum). Sua função é diminuir a força muscular ou relaxar o músculo no qual foi injetada.

ü  A toxina botulínica A pode ser usada em todo tipo de ruga?
A toxina tem bons resultados nas rugas ocasionadas pelo movimento muscular, também conhecidas como rugas de expressão ou dinâmicas.

ü  O rosto pode ficar sem expressão?
Se aplicada em grande quantidade ou aplicada erroneamente em determinados grupos musculares, pode ocasionar congelamento da expressão e diminuição da mímica facial.

ü  A partir de que idade se pode começar a usar?
Podemos iniciar o uso em jovens que apresentam musculaturas muito fortes, ocasionando assim relaxamento da expressão e consequente prevenção das rugas.

ü  Existem efeitos colaterais?
O uso indiscriminado, o exagero na quantidade e má técnica são responsáveis por alguns efeitos indesejados, como paralisia muscular, queda de pálpebra e assimetrias faciais. Por não ter efeito permanente, os efeitos desaparecem após a absorção do produto, entre 4 e 6 meses. Hematomas e pequenas pápulas podem permanecer entre 2 e 48 horas após a aplicação.

ü  O tratamento com a toxina botulínica A é dolorido?
Para realizar o tratamento, é feita a injeção da toxina, através da pele, com agulha fina e posicionamento do produto no músculo alvo. Pode ser aplicado creme anestésico na pele, na área que será tratada, de 20 a 40 minutos antes do procedimento.

ü  O resultado é imediato? Quanto tempo dura?
O resultado se inicia 48 horas após o procedimento e tem seu efeito estético completo em 5 a 7 dias. Após esse período, a paralisação se mantém por 3 a 4 meses e, a partir daí, a musculatura volta a se contrair progressivamente e, em 5 a 6 meses, podemos repetir a aplicação.

ü  Quais são as indicações e contraindicações da toxina botulínica A?
Indicações: Para as chamadas linhas hipercinéticas ou de expressão, como rugas da testa, entre as sobrancelhas, pés-de-galinha, levantamento de ponta nasal e rugas ao redor dos lábios.

Contraindicações: gestantes e pacientes com antecedentes de hipersensibilidade a qualquer dos ingredientes contido na formulação e na presença de infecção no local da aplicação.

QUIZ – Você sabe tudo sobre toxina botulínica A?
1.       Existem diversas marcas de toxina botulínica A disponíveis no mercado.
a.       Verdadeiro.
b.      Falso.

2.       Toxina botulínica A é um produto extraído de uma bactéria.
a.       Verdadeiro.
b.      Falso.

3.       O tratamento é indicado apenas para finalidades estéticas.
a.       Verdadeiro.
b.      Falso.

4.       Existe idade certa para o tratamento estético com a toxina botulínica A.
a.       Verdadeiro.
b.      Falso.

5.       O resultado do tratamento com toxina botulínica A é visível imediatamente.
a.       Verdadeiro.
b.      Falso.

6.       A toxina botulínica A pode ser uma opção a tratamentos cirúrgicos.
a.       Verdadeiro.
b.      Falso.
Sobre a Allergan
No mercado há mais de 60 anos, a Allergan é uma empresa que atua em diversas especialidades na área de saúde. Comprometida com a descoberta e o desenvolvimento de avanços científicos, sua missão é oferecer tratamentos inovadores e significativos para que as pessoas possam alcançar seu potencial máximo de vida.
Presente em mais de 100 países, a Allergan conta com funcionários altamente qualificados e um portfólio global de produtos farmacêuticos: medicamentos de prescrição, isentos de prescrição, biológicos e dispositivos médicos. Utiliza recursos de última tecnologia em pesquisa e desenvolvimento para a fabricação e a segurança de produtos que ajudam milhões de pacientes em todo o mundo.
A empresa iniciou sua trajetória com foco na saúde dos olhos. Hoje, a Allergan atua em diversas especialidades médicas, incluindo oftalmologia, neurociências, medicina estética, medicina estética dermatológica, estética de mama e urologia. A empresa se orgulha em celebrar mais de 60 anos de avanços médicos e apoio a pacientes e médicos que confiam nos seus produtos, juntamente com seus colaboradores e comunidades nas quais está presente.

FONTES:
International Society for Aesthetic Plastic Surgery (ISAPS)
BR/0273/2015 – Julho 2015

INFOGRÁFICO


Nenhum comentário:

Postar um comentário